Mundo

Trump contraria Biden e diz que Israel deveria ‘atingir’ instalações nucleares iranianas

Até agora, Trump vinha mantendo silêncio sobre a escalada bélica recente no Oriente Médio

Trump contraria Biden e diz que Israel deveria ‘atingir’ instalações nucleares iranianas
Trump contraria Biden e diz que Israel deveria ‘atingir’ instalações nucleares iranianas
Foto: David Dee Delgado / AFP
Apoie Siga-nos no

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira 4 que Israel deveria “atingir” as instalações nucleares iranianas e criticou o presidente democrata Joe Biden por se posicionar contra isso.

Um dia depois de o Irã lançar quase 200 mísseis contra Israel, um jornalista perguntou a Biden se ele apoiaria um ataque israelense a instalações nucleares iranianas.

“A resposta é não”, disse Biden, ao detalhar que os países do G7 estavam de acordo que Israel “tem direito a responder, mas deve fazer isso de maneira proporcional”.

Em um ato de campanha com simpatizantes na Carolina do Norte nesta sexta-feira, Trump fez menção ao questionamento sobre o Irã feito ao atual presidente.

“Eles lhe perguntaram: ‘O que você acha do Irã? Você atacaria o Irã?’ E ele disse: ‘Contanto que eles não ataquem o nuclear.’ Mas é isso que você deve atacar, certo? E eu disse que ele havia se equivocado… Não é isso que deveria ser atacado? É o maior risco que temos, armas nucleares”, afirmou o magnata de 78 anos.

“Quando lhe fizeram essa pergunta, a resposta deveria ter sido atingir o nuclear primeiro, e se preocupar com o resto depois”, acrescentou. “Veremos quais são seus planos.”

Até agora, Trump vinha mantendo silêncio sobre a escalada bélica recente no Oriente Médio e limitou-se a responsabilizar Biden e a vice-presidente Kamala Harris, sua adversária no pleito de 5 de novembro, pela explosão das tensões.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo