Mundo
Trump compartilha vídeo falso contra Biden no Twitter
Rede social adiciona a mensagem ‘mídia manipulada’ ao vídeo


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retuitou um vídeo falso, nesta quarta-feira 16, que leva a crer que seu oponente democrata Joe Biden toca em seu celular um rap que insulta a polícia.
Trump retuitou repetidamente mensagens com imagens falsas em sua conta do Twitter, que tem mais de 86 milhões de assinantes.
“Que diabo é isso?”, escreveu Trump, junto com um vídeo do relato paródico “The United Spot”, no qual Biden é visto no palco tocando a música “Fuck tha Police”, do grupo NWA.
O Twitter adicionou a menção “mídia manipulada” ao vídeo.
Na versão original, Biden estava, na verdade, tocando a música “Despacito”, após ser apresentado no palco pelo cantor desse sucesso, o porto-riquenho Luis Fonsi.
Trump, que faz campanha sobre a necessidade de “lei e ordem”, acusa seu oponente democrata de não apoiar a polícia.
“Se Biden vencer, vencem os saqueadores, anarquistas e queimadores de bandeiras”, repete o presidente em seus comícios de campanha.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.