Mundo

Trump chega a 52% das intenções de voto após atentado em comício, indica nova pesquisa CBS

Biden soma 47% da preferência dos eleitores no levantamento divulgado na noite desta quinta-feira 18

Trump chega a 52% das intenções de voto após atentado em comício, indica nova pesquisa CBS
Trump chega a 52% das intenções de voto após atentado em comício, indica nova pesquisa CBS
Fotos: Brendan SMIALOWSKI e Kent Nishimura/AFP
Apoie Siga-nos no

O republicano Donald Trump tem o apoio de 52% dos prováveis eleitores para retomar o cargo de presidente dos Estados Unidos nas próximas eleições. O resultado é da nova rodada da pesquisa CBS News/YouGov, realizada após o atentado contra o republicano em um comício na Pensilvânia e divulgada na noite desta quinta-feira 18.

Segundo o levantamento, o atual presidente, o democrata Joe Biden, soma 47% das intenções de voto neste momento.

O cenário captado pela pesquisa marca a maior vantagem de Trump sobre Biden. Pelo histórico da CBS News/YouGov, a disputa por votos entre os dois era acirrada, tendo mudado, portanto, significativamente após o atentado. O novo cenário amplia a pressão para que Biden desista da candidatura.

Kamala Harris

Considerando o cenário de pressão para que Biden desista da candidatura, a CBS News/YouGov monitorou como os eleitores dos EUA se comportariam diante da troca da candidatura democrata.

Neste cenário, o nome de Kamala Harris, a vice-presidente, foi testado como opção e obteve 48% da preferência dos entrevistados. Nessa disputa, Trump fica com 51% dos votos.

Ainda sobre o tema, 56% dos eleitores disseram que Biden deveria desistir da candidatura. 44% apoiam a empreitada do presidente. Entre os eleitores democratas, Biden segue com o apoio de 56% para continuar candidato, enquanto 44% dizem que a desistência seria a melhor opção para o partido.

Os percentuais, importante citar, levam em conta apenas a indicação daqueles eleitores que pretendem ir às urnas neste pleito, uma vez que o voto não é obrigatório nos EUA.

Para chegar aos resultados, a CBS News/YouGov coletou as respostas em um formulário on-line entre os dias 16 e 18 de julho, tendo como base uma representação nacional de eleitores registrados no país. A margem de erro geral da pesquisa é de 2,7 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo