Mundo

Trump anunciará tarifas à indústria automobilística nesta 4ª feira

O anúncio das tarifas para o setor provocou uma queda imediata nas ações dos fabricantes

Trump anunciará tarifas à indústria automobilística nesta 4ª feira
Trump anunciará tarifas à indústria automobilística nesta 4ª feira
O presidente dos EUA, Donald Trump, em 9 de março de 2025. Foto: Roberto Schmidt/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciará nesta quarta-feira 26 tarifas para a indústria automobilística, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em uma coletiva de imprensa.

“O presidente fará uma coletiva de imprensa no Salão Oval hoje às 16h00 [17h00 em Brasília] para anunciar as tarifas para a indústria automotiva. Deixarei que ele faça o anúncio mais tarde”, declarou Leavitt.

O republicano nunca escondeu seu desejo de impor tarifas alfandegárias sobre veículos importados para os Estados Unidos e sugeriu que poderia anunciá-las antes de suas chamadas tarifas “recíprocas”, previstas para 2 de abril.

“Anunciaremos isso rapidamente nos próximos dias, provavelmente, e depois o dia 2 de abril será a data das tarifas recíprocas”, disse Trump na segunda-feira.

Essas tarifas têm o objetivo de igualar, dólar por dólar, os impostos aplicados a bens americanos no exterior.

No início de março, Trump suspendeu por um mês as tarifas sobre automóveis do México e do Canadá, seus dois parceiros no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (T-MEC).

O anúncio das tarifas para o setor automobilístico provocou uma queda imediata nas ações dos fabricantes: por volta das 14h30, a Ford caiu 1,55%, a General Motors 1,65%, a Tesla 6,63% e a Stellantis 2,01%.

As montadoras já vinham sendo afetadas pelas tarifas sobre alumínio e aço, em vigor desde meados de março, que adicionam um imposto de 25% sobre a entrada desses dois metais no território americano.

Os Estados Unidos importam aproximadamente metade do aço e do alumínio usado em indústrias tão diversas como a automobilística, a aeronáutica, a petroquímica e até em produtos básicos de consumo, como as embalagens de alimentos enlatados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo