Mundo
Trump anuncia tarifa de 25% a importações da Índia
As taxas entram em vigor nesta sexta-feira 1º, segundo o presidente dos EUA


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que as importações indianas enfrentarão uma tarifa de 25% a partir de 1º de agosto e que também haverá uma “penalidade” para a compra de equipamentos militares e petróleo da Rússia.
“Temos pouco comércio com eles porque suas tarifas estão entre as mais altas do mundo e suas barreiras não tarifárias são as mais abomináveis”, disse Trump nesta quarta-feira 30 em sua rede Truth Social.
“Temos um déficit comercial gigantesco com a Índia!”, afirmou o magnata.
Trump também afirmou que a Índia comprou a maior parte de seus equipamentos militares da Rússia e está entre os maiores compradores de petróleo russo, “em um momento em que o mundo quer que a Rússia pare de matar na Ucrânia”.
E isso, segundo o presidente, justifica uma “penalidade” adicional à tarifa de 25%, que ele não especificou.
A tarifa de 25% anunciada nesta quarta-feira é apenas um ponto percentual menor do que a taxa de 26% que ele havia projetado para a Índia em abril.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula cobra respeito de Trump e diz que o Brasil não negociará ‘como se fosse um país pequeno’
Por CartaCapital
Trump muda versão sobre o fim da amizade com Jeffrey Epstein
Por CartaCapital