Mundo

Trump anuncia novo ataque a ‘narcoterroristas da Venezuela’

Washington acusa o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de supostos vínculos com o narcotráfico

Trump anuncia novo ataque a ‘narcoterroristas da Venezuela’
Trump anuncia novo ataque a ‘narcoterroristas da Venezuela’
Donald Trump e Nicolás Maduro. Fotos: KAMIL KRZACZYNSKI e Federico PARRA / AFP
Apoie Siga-nos no

Os Estados Unidos realizaram um ataque contra uma lancha e mataram três pessoas a bordo no Caribe, anunciou nesta segunda-feira 15 o presidente Donald Trump, que acusou que os atingidos eram “narcoterroristas da Venezuela”.

“Esta manhã, seguindo minhas ordens, as Forças Militares dos Estados Unidos realizaram um segundo ataque (…) contra cartéis de narcotráfico e narcoterroristas extraordinariamente violentos”, indicou Trump em sua rede Truth Social.

A mensagem de Trump é acompanhada por um curto vídeo no qual se vê uma lancha de grandes dimensões em alto-mar, imóvel, e depois uma explosão que a destrói completamente. No vídeo, que parece ser de vigilância, observa-se ao menos uma pessoa dentro da embarcação.

As forças navais e aéreas americanas destacadas no Caribe já haviam abatido uma lancha, esta em movimento, há quase duas semanas, com um saldo de 11 mortos, “narcoterroristas“, segundo o mandatário republicano.

“Nenhuma força americana resultou ferida neste ataque”, assegurou Trump nesta segunda-feira, após advertir novamente aos narcotraficantes que, se insistirem em transportar drogas, “Nós os caçaremos”.

O governo Trump e Caracas vivem uma escalada de tensões. Nas últimas semanas, os Estados Unidos posicionaram oito navios em águas do Caribe sul em uma operação antidrogas. Washington acusa o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de supostos vínculos com o narcotráfico e oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares, cerca de 273 milhões de reais, pela captura do líder venezuelano.

Maduro chegou a afirmar nesta segunda-feira que os Estados Unidos estão preparando uma “agressão” de “caráter militar” contra seu País, e assegurou que seu governo está autorizado pelas “leis internacionais” a enfrentá-la.  Há “uma agressão em andamento, de caráter militar, e a Venezuela está autorizada pelas leis internacionais a enfrentá-la”, indicou o líder venezuelano sobre a presença de navios americanos no Caribe.

(Com informações da AFP).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo