Mundo
Trump anuncia acordo com o Japão com tarifas de 15%
Segundo o presidente republicano, o País asiático ainda deve investir 550 bilhões de dólares nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira 22 que chegou a um acordo comercial com o Japão. Segundo Trump, o País asiático pagará uma tarifa “recíproca” de 15% e vai investir 550 bilhões de dólares nos EUA.
A tarifa de 15% é uma redução de 10% ante os 25% impostos por Trump no começo de julho. Em sua rede, a Truth Social, o republicano comemorou o acerto: “Este é um momento muito emocionante para os Estados Unidos da América, e especialmente pelo fato de que continuaremos sempre a ter um ótimo relacionamento com o País”.
O anúncio acontece horas depois do acordo comercial dos EUA com as Filipinas. No caso do País no sudoeste asiático, Trump vai cobrar tarifas de 19% sobre produtos originários do arquipélago, em vez dos 20% com os quais havia ameaçado.
“Foi uma visita linda e concluímos nosso acordo comercial, pelo qual as Filipinas caminham rumo a um mercado aberto com os Estados Unidos”, disse Trump em sua plataforma Truth Social.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Funcionários criticam cortes do governo Trump na Nasa
Por Deutsche Welle
Fazenda estuda ajuda a setores afetados por tarifaço de Trump, diz número 2 de Haddad
Por CartaCapital
Trump acusa Obama de ‘traição’ e pede que ele seja julgado
Por AFP



