Mundo
Trump ameaça matar integrantes do Hamas se execuções em Gaza não pararem
O grupo palestino divulgou um vídeo que mostrava execuções sumárias de supostos colaboradores de Israel


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, nesta quinta-feira 16, “ir e matar” os integrantes do Hamas em Gaza se o movimento islamista palestino “continuar matando gente” naquele território palestino.
“Se o Hamas continuar matando gente em Gaza, o que não estava previsto no acordo [para um cessar-fogo com Israel], não teremos outra opção senão ir e matá-los”, escreveu o presidente americano em sua rede Truth Social.
O Hamas divulgou, na terça-feira, um vídeo que mostrava execuções sumárias de supostos “colaboradores” de Israel em plena rua na Cidade de Gaza.
Os comentários de Trump ocorrem dias depois de ele afirmar que as ações do Hamas, que incluem execuções públicas, “não o preocupavam muito” e descrevê-las como assassinatos de integrantes de gangues.
Na quarta-feira, ele afirmou que “não será necessário que o Exército americano” intervenha em Gaza.
Desde a retirada parcial das forças israelenses de Gaza, em virtude do acordo de cessar-fogo de 20 pontos proposto pelos Estados Unidos, o Hamas reforçou seu controle sobre as cidades devastadas, lançando uma ofensiva e executando na rua supostos colaboradores de Israel.
O principal comandante dos Estados Unidos no Oriente Médio, o almirante Brad Cooper, exigiu, na quarta-feira, que o Hamas parasse de atirar em civis palestinos e aderisse ao plano de Trump.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bombas não detonadas representam grande risco em Gaza, alerta ONG
Por AFP
Quais dúvidas pairam sobre plano de paz de Trump para Gaza?
Por Deutsche Welle
Palestinos em Gaza retornam às ruínas e à incerteza
Por Deutsche Welle