Mundo
Trump ameaça impor tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes europeus
Iniciativa do republicano é uma resposta ao aumento de impostos sobre produtos dos EUA, como whiskey bourbon e motos Harley Davidson
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira 13 impor tarifas de 200% sobre vinhos, champanhes e outras bebidas alcoólicas dos países da União Europeia, em especial da França. A medida, sustenta, é uma resposta aos novos impostos do bloco europeu sobre produtos norte-americanos.
“Se a tarifa não for retirada imediatamente, os Estados Unidos aplicarão em breve uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e produtos alcoólicos da França e de outros países da UE”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.
A publicação foi ao ar apenas um dia depois do bloco adotar as tarifas contra o whiskey ‘bourbon’ americano e itens da marca Harley Davidson. A medida, que cabe ressaltar, é uma retaliação da UE ao programa alfandegário de Trump, que impôs taxas de 25% sobre itens como aço e alumínio.
O presidente republicano considerou que essas tarifas de até 50% impostas pela UE são “repugnantes” e acusou o bloco de “ser uma das instituições mais hostis e abusivas do mundo em suas políticas tributárias e tarifárias”. Ele também reiterou que o grupo de países “foi criado com o único propósito de se aproveitar dos Estados Unidos”.
A UE ainda não comentou as declarações.
Uma ameaça parecida, vale ainda relembrar, foi feita por Trump nos últimos dias contra o Canadá. O republicano, na ocasião, ameaçou dobrar as taxas contra o vizinho como resposta a um aumento de tarifas contra os EUA em Ontário. O presidente dos EUA, porém, recuou horas depois.
(Com informações de AFP)
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
China e UE anunciam medidas contra tarifas sobre aço e alumínio impostas por Trump
Por CartaCapital
‘Tarifaço’ de Trump vai impactar setor siderúrgico, mas ‘é quase irrelevante’ para o PIB do Brasil, avalia Ipea
Por CartaCapital



