Mundo

Trump ameaça impor tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes europeus

Iniciativa do republicano é uma resposta ao aumento de impostos sobre produtos dos EUA, como whiskey bourbon e motos Harley Davidson

Trump ameaça impor tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes europeus
Trump ameaça impor tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes europeus
Donald Trump na Casa Branca. Foto: Mandel NGAN / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira 13 impor tarifas de 200% sobre vinhos, champanhes e outras bebidas alcoólicas dos países da União Europeia, em especial da França. A medida, sustenta, é uma resposta aos novos impostos do bloco europeu sobre produtos norte-americanos.

“Se a tarifa não for retirada imediatamente, os Estados Unidos aplicarão em breve uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e produtos alcoólicos da França e de outros países da UE”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.

A publicação foi ao ar apenas um dia depois do bloco adotar as tarifas contra o whiskey ‘bourbon’ americano e itens da marca Harley Davidson. A medida, que cabe ressaltar, é uma retaliação da UE ao programa alfandegário de Trump, que impôs taxas de 25% sobre itens como aço e alumínio.

O presidente republicano considerou que essas tarifas de até 50% impostas pela UE são “repugnantes” e acusou o bloco de “ser uma das instituições mais hostis e abusivas do mundo em suas políticas tributárias e tarifárias”. Ele também reiterou que o grupo de países “foi criado com o único propósito de se aproveitar dos Estados Unidos”.

A UE ainda não comentou as declarações.

Uma ameaça parecida, vale ainda relembrar, foi feita por Trump nos últimos dias contra o Canadá. O republicano, na ocasião, ameaçou dobrar as taxas contra o vizinho como resposta a um aumento de tarifas contra os EUA em Ontário. O presidente dos EUA, porém, recuou horas depois.

(Com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo