Mundo
Trump ameaça elevar as tarifas da Índia por comprar petróleo russo
Por enquanto, Washington impôs uma sobretaxa de 10% aos produtos indianos, que deve subir para 25% na quinta-feira


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, nesta segunda-feira 4, aumentar “substancialmente” as tarifas sobre os produtos indianos como sanção pela compra de petróleo russo, uma fonte importante de receita para Moscou.
Trump aproximou-se de seu homólogo russo, Vladimir Putin, logo após voltar ao poder em janeiro, convencido de que sua boa relação permitiria acabar rapidamente com a guerra na Ucrânia.
Ao perceber que não conseguiria, ameaçou impor sanções econômicas à Rússia caso Putin não encerrasse as hostilidades e deu como prazo final a próxima sexta-feira.
Autoridades russas planejam negociar com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, que deve se encontrar com Putin nesta semana.
Enquanto isso, Trump tenta apertar o cerco. Ele afirmou, nesta segunda-feira, em sua plataforma Truth Social, que a Índia “compra grandes quantidades de petróleo russo” e o vende com “grandes lucros”.
“Não se importam com quantas pessoas morrem na Ucrânia pela máquina de guerra russa”, acrescentou Trump.
“Por esta razão, aumentarei substancialmente as tarifas que a Índia paga aos Estados Unidos”, disse.
O presidente não revelou detalhes sobre as possíveis novas tarifas alfandegárias. Por enquanto, Washington impôs uma sobretaxa de 10% aos produtos indianos, que deve subir para 25% na quinta-feira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

USP publica nota em defesa de Moraes, alvo de sanções de Trump: ‘Não está sozinho’
Por CartaCapital
Rússia pede ‘prudência’ com retórica nuclear após envio de submarinos por Trump
Por AFP
Entenda por que Trump resolveu posicionar dois submarinos nucleares ‘perto da Rússia’
Por RFI