Economia
Trump ameaça Apple com tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA
A transferência de toda a produção dos smartphones da empresa para os EUA é um sonho antigo do republicano


O presidente Donald Trump ameaçou nesta sexta-feira 23 a empresa Apple com uma tarifa de 25% se os iPhones que vende nos Estados Unidos não forem fabricados no país.
“Há muito tempo, informei Tim Cook, da Apple, que espero que os iPhones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, não na Índia ou em qualquer outro lugar. Se não for o caso, a Apple deverá pagar uma tarifa de pelo menos 25% aos Estados Unidos. Agradecemos a atenção ao assunto”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Desde que retornou à Casa Branca em janeiro, Trump impôs tarifas aos principais parceiros dos Estados Unidos, em uma ofensiva protecionista que abalou o comércio internacional.
A ameaça de taxar a Apple acontece depois de ter declarado, na semana passada, que a empresa deveria transferir a produção de seus smartphones para os Estados Unidos.
“Tive um pequeno problema com Tim Cook”, disse Trump no Catar durante uma viagem de vários dias pelo Golfo.
“Eu falei ‘Tim, nós tratamos você muito bem. Já faz anos que suportamos as fábricas que você construiu na China. Não queremos que você construa na Índia, mas aqui, e terão que aumentar sua produção nos Estados Unidos'”, acrescentou o presidente.
Ao apresentar os resultados do primeiro trimestre no início de maio, Cook disse que esperava que “a maioria dos iPhones vendidos nos Estados Unidos tivesse a Índia como país de origem”.
Isso permitiria evitar as tarifas de 145% anunciadas por Trump para produtos procedentes da China, principal centro de fabricação dos iPhones.
Depois, Washington e Pequim concordaram com uma trégua de 90 dias em sua guerra tarifária para negociar novos acordos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Apple acelera abastecimento de iPhones da Índia para os EUA a fim de evitar novas taxas
Por RFI
Em decisão histórica, Google e Apple terão que pagar mais de € 15 bi de multas à União Europeia
Por RFI
Trump ameaça a União Europeia com tarifas de 50% a partir de junho
Por AFP
Veja ponto a ponto as mudanças de Haddad para o IOF
Por CartaCapital