Mundo
Trump afirma que vai impor tarifas a carros importados pelos EUA em abril
Na quinta, também prometeu impor aos aliados comerciais dos Estados Unidos as mesmas tarifas que estes aplicam aos produtos americanos


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira 14 que prevê impor novas tarifas aos carros importados “por volta de 2 de abril”.
“Talvez, por volta de 2 de abril”, respondeu a um jornalista que lhe perguntou quando vai impor novas tarifas aos automóveis que entram nos Estados Unidos.
“Eu faria isso em 1º de abril”, acrescentou no Salão Oval da Casa Branca, dando a entender que queria evitar o anúncio no Dia da Mentira. “Faremos em 2 de abril”, concluiu.
Desde o começo de seu segundo mandato em 20 de janeiro, Donald Trump introduziu tarifas aduaneiras adicionais de 10% sobre os produtos chineses e garantiu que o aço e o alumínio que entram nos Estados Unidos logo serão taxados em 25%.
Na quinta, também prometeu impor aos aliados comerciais dos Estados Unidos as mesmas tarifas que estes aplicam aos produtos americanos.
Os analistas advertiram que o uso de Trump das tarifas como arma para que os demais países façam concessões, desde o comércio até imigração e tráfico de drogas, poderia mudar as regras comerciais mundiais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.