Mundo

Trump afirma não buscar terceiro mandato como presidente

A Constituição dos EUA foi emendada em 1947 para estabelecer um limite de dois mandatos presidenciais

Trump afirma não buscar terceiro mandato como presidente
Trump afirma não buscar terceiro mandato como presidente
Donald Trump. Foto: MANDEL NGAN / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, em uma entrevista televisa, que não sabe se deve respeitar a Constituição e que não busca um terceiro mandato na Casa Branca, algo proibido.

“Não sei”, respondeu quando a apresentadora do “Meet the Press” Kristen Welker, da rede NBC News, lhe perguntou diretamente se acredita que deve respeitar o ditado na Carta Magna, segundo trechos da entrevista publicados neste domingo 4.

Perguntado especificamente sobre se os cidadãos americanos e os não cidadãos merecem igualmente o devido processo legal, como estabelece a Constituição, Trump disse evasivamente: “Não sou advogado. Não sei”.

Na mesma entrevista, o republicano afirmou que não está considerando seriamente se candidatar para um terceiro mandato na Casa Branca.

“Isso não é algo que esteja buscando fazer”, disse.

“Estou buscando ter quatro grandes anos e depois entregar o cargo a alguém, idealmente a um grande republicano, um grande republicano que siga adiante”, acrescentou.

Trump, que já foi presidente entre 2017 e 2021, fez referência várias vezes à hipótese de um terceiro mandato desde que voltou à Casa Branca em 20 de janeiro.

Até mesmo em sua loja virtual estava sendo oferecido toucas com a inscrição “Trump 2028”, o ano das próximas eleições. Uma das contas do mandatário no X divulgou no final de abril uma foto de um dos seus filhos, Eric Trump, usando este gorro.

A Constituição dos EUA foi emendada em 1947 para estabelecer um limite de dois mandatos presidenciais, pouco depois de Franklin Roosevelt morrer perto do início de seu quarto mandato na Casa Branca.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo