Mundo
Tribunal Constitucional do Peru manda libertar Alberto Fujimori
O ex-presidente peruano cumpre pena de 25 anos de prisão por ‘crimes contra a humanidade’ em uma prisão especial de Lima


O Tribunal Constitucional do Peru ordenou, nesta terça-feira 5, a libertação “imediata” do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, de 85 anos, que cumpre pena de 25 anos de prisão por “crimes contra a humanidade” em uma prisão especial de Lima.
“Este Tribunal Constitucional ordena que o Instituto Nacional Penitenciário (Inpe) e o diretor do Presídio de Barbadillo, no dia de hoje, providenciem a imediata libertação do beneficiário, Alberto Fujimori”, indicou a corte na resolução divulgada à imprensa.
Em uma sentença sem apelação, os magistrados restituíram o indulto que tinham concedido a Fujimori em 2017 por razões humanitárias e que foi revogado em seguida pela Suprema Corte em 2019.
De 85 anos, Fujimori sofre de diversos problemas de saúde, como câncer lingual, fibrilação auricular, doença pulmonar e hipertensão.
Desde 2009, o ex-presidente cumpre pena por “crimes contra a humanidade” no presídio Barbadillo, uma pequena prisão para ex-presidentes ao leste de Lima, pela morte de 25 pessoas em dois massacres executados em 1991-1992 por um esquadrão do Exército.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MP de Madri pede 4 anos de prisão para acusados de pendurar boneco de Vini Jr.
Por AFP
O que se sabe sobre a operação da PF contra suspeitos de entregar 43 mil armas a facções brasileiras
Por CartaCapital
Morre um militar libanês por disparos israelenses
Por AFP
Ataque acidental de drone do Exército mata 85 civis na Nigéria
Por AFP