Mundo

‘Todos devem evacuar Teerã imediatamente’, diz Trump

A declaração do presidente dos EUA ocorre em meio à escalada entre Israel e Irã

‘Todos devem evacuar Teerã imediatamente’, diz Trump
‘Todos devem evacuar Teerã imediatamente’, diz Trump
Prédio atingido por Israel em Teerã – Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira 16 que os moradores de Teerã deixem imediatamente a cidade, endossando os alertas do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que lançou um ataque em massa contra o Irã.

“Todos devem evacuar Teerã imediatamente!”, escreveu Trump em sua conta na plataforma Truth Social, durante uma cúpula do G7 no Canadá, sem fornecer mais detalhes.

Cerca de 10 milhões de pessoas vivem na capital iraniana.

O alerta ocorre enquanto Israel intensifica seus ataques no Irã, que, segundo o governo israelense, têm como objetivo destruir as atividades nucleares contestadas do Estado teocrático.

Mais cedo, o Exército israelense emitiu um aviso pedindo que moradores de um distrito de Teerã evacuassem, repetindo a tática usada em Gaza, onde deslocou a maior parte da população palestina desde os ataques de 7 de outubro de 2023.

Trump tem evitado responder diretamente se os Estados Unidos participarão das ações militares israelenses, embora afirme que o país não esteve envolvido nos ataques iniciais.

Em conversa anterior com jornalistas na cúpula do G7, que termina nesta terça-feira, Trump declarou: “Assim que eu sair daqui, vamos fazer alguma coisa. Mas eu preciso sair daqui antes”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo