Mundo
Tiros atingem a embaixada de Israel na Suécia
Na mesma noite, também aconteceram duas explosões nas imediações da embaixada de Israel na Dinamarca


A embaixada de Israel em Estocolmo foi alvo de vários tiros na noite de terça-feira, que não deixaram feridos, informou a polícia sueca, que abriu uma investigação.
Por volta das 18H00 (13H00 de Brasília), uma explosão foi ouvida em uma rua próxima à representação diplomática, que fica no centro de Estocolmo, segundo a polícia.
“Fizemos averiguações que indicam que tiros foram disparados contra a embaixada israelense, mas não queremos divulgar exatamente o que descobrimos porque a investigação está em andamento”, disse à AFP Rebecca Landberg, porta-voz da polícia de Estocolmo.
Na mesma noite, também aconteceram duas explosões nas imediações da embaixada de Israel na Dinamarca, em Copenhague, informou a polícia da cidade.
A embaixada israelense na capital sueca foi cenário de vários incidentes desde o início da guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, em outubro de 2023.
Em fevereiro, uma granada foi encontrada dentro da embaixada e, em maio, também foram registrados tiros nas imediações do imóvel.
Os serviços de inteligência suecos afirmaram no final de maio que o Irã estava recrutando membros de organizações criminosas no país escandinavo para “atos de violência” contra Israel, acusação negada por Teerã.
Os tiros de terça-feira coincidiram com o lançamento de quase 200 mísseis do Irã contra Israel em um momento de grande tensão no Oriente Médio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mísseis do Irã, promessa de vingança de Netanyahu e bombardeio no Líbano: cresce a tensão no Oriente Médio
Por CartaCapital
Hezbollah afirma que enfrentou soldados israelenses que tentaram entrar no Líbano
Por AFP
Cerca de 3 mil brasileiros querem sair do Líbano, afirma Itamaraty
Por Agência Brasil
Israel viola o direito internacional com ataques terrestres no Líbano, diz Itamaraty
Por CartaCapital