Mundo

Tim Walz supera JD Vance em aprovação popular, aponta nova pesquisa

Os vices de Kamala Harris e de Donald Trump têm, porém, o desafio de se tornarem mais conhecidos pelo eleitorado americano

Tim Walz supera JD Vance em aprovação popular, aponta nova pesquisa
Tim Walz supera JD Vance em aprovação popular, aponta nova pesquisa
Kamala Harris e Tim Walz em comício na Filadélfia, em 6 de agosto de 2024. Foto: Brendan Smialowski/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Associated Press-NORC divulgada nesta quarta-feira 21 aponta que Tim Walz, vice de Kamala Harris, supera JD Vance, vice de Donald Trump, em aprovação popular. Ambos têm, contudo, o desafio de se tornarem mais conhecidos do eleitorado até o pleito presidencial nos Estados Unidos, em 5 de novembro.

Segundo o levantamento, 36% dos adultos americanos têm uma visão favorável de Walz, enquanto 27% expressam uma opinião favorável sobre Vance. Enquanto isso, 25% têm uma visão desfavorável do democrata, índice que chega a 44% no caso do republicano.

Entre seus respectivos partidários, os dois ostentam bons números, enquanto no eleitorado independente há uma ligeira vantagem para Walz. Apesar disso, 4 em cada 10 americanos não conhecem Walz o suficiente para formar uma opinião sobre ele – no caso de Vance, são 3 em cada 10.

Considerando os democratas, 6 em cada 10 têm uma opinião favorável sobre Walz. É o mesmo resultado de Vance entre os republicanos.

A campanha de Trump tenta colar em Kamala a pecha de “socialista”, o que não condiz com sua trajetória. A escolha da democrata por Tim Walz, governador de Minnesota, é parte do esforço para desconstruir essas alegações de republicanos.

Aos 60 anos, Walz vem do meio-oeste e foi professor do ensino médio e técnico de futebol em Nebraska. Na noite desta quarta, ele aceitará oficialmente a indicação para ser candidato a vice-presidente durante a Convenção Nacional Democrata. Kamala Harris, por sua vez, participará do evento na quinta 22.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo