Mundo
Tim Walz supera JD Vance em aprovação popular, aponta nova pesquisa
Os vices de Kamala Harris e de Donald Trump têm, porém, o desafio de se tornarem mais conhecidos pelo eleitorado americano


Uma pesquisa Associated Press-NORC divulgada nesta quarta-feira 21 aponta que Tim Walz, vice de Kamala Harris, supera JD Vance, vice de Donald Trump, em aprovação popular. Ambos têm, contudo, o desafio de se tornarem mais conhecidos do eleitorado até o pleito presidencial nos Estados Unidos, em 5 de novembro.
Segundo o levantamento, 36% dos adultos americanos têm uma visão favorável de Walz, enquanto 27% expressam uma opinião favorável sobre Vance. Enquanto isso, 25% têm uma visão desfavorável do democrata, índice que chega a 44% no caso do republicano.
Entre seus respectivos partidários, os dois ostentam bons números, enquanto no eleitorado independente há uma ligeira vantagem para Walz. Apesar disso, 4 em cada 10 americanos não conhecem Walz o suficiente para formar uma opinião sobre ele – no caso de Vance, são 3 em cada 10.
Considerando os democratas, 6 em cada 10 têm uma opinião favorável sobre Walz. É o mesmo resultado de Vance entre os republicanos.
A campanha de Trump tenta colar em Kamala a pecha de “socialista”, o que não condiz com sua trajetória. A escolha da democrata por Tim Walz, governador de Minnesota, é parte do esforço para desconstruir essas alegações de republicanos.
Aos 60 anos, Walz vem do meio-oeste e foi professor do ensino médio e técnico de futebol em Nebraska. Na noite desta quarta, ele aceitará oficialmente a indicação para ser candidato a vice-presidente durante a Convenção Nacional Democrata. Kamala Harris, por sua vez, participará do evento na quinta 22.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

“Yes, she can!”, diz casal Obama em apoio a Kamala Harris como candidata à presidência dos EUA
Por RFI
Delegados democratas indicam Kamala Harris em festa partidária
Por AFP
Trump faz primeiro comício ao ar livre após tentativa de assassinato
Por AFP