Mundo
Terremoto de magnitude 5,3 sacode El Salvador, Honduras e Nicarágua
Não foram registradas, até o momento, vítimas ou danos
Um terremoto de magnitude 5,3, com epicentro em águas do Pacífico, sacudiu neste sábado várias localidades de El Salvador, Honduras e Nicarágua, sem que tenham sido registradas, até o momento, vítimas ou danos, informaram os serviços sismológicos.
O tremor foi registrado às 23h, hora local (2h00 de domingo em Brasília), em frente à costa de El Salvador, a uma profundidade de 55,9 km e a 67,7 km ao nordeste do povoado salvadorenho de Chirilagua, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
A direção-geral da Defesa Civil de El Salvador indicou no X que “realiza (um) monitoramento preventivo após o tremor percebido”, embora até o momento não haja registro de vítimas ou danos.
O Ministério do Meio Ambiente salvadorenho, que descartou risco de tsunami, informou na mesma rede que o tremor também foi sentido em localidades de Honduras e Nicarágua, onde as autoridades não relataram pessoas afetadas.
A América Central é afetada por movimentos telúricos devido à convergência das placas tectônicas do Caribe e de Cocos na região do Oceano Pacífico.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Justiça suspende lei que permitia uso da Bíblia como ‘material paradidático’ em escolas de Salvador
Por Wendal Carmo
Ato de Lucas Pavanato na USP gera confusão; um estudante precisou ser atendido
Por Ana Luiza Basilio


