Mundo
Tempo está acabando, adverte papa aos líderes da COP26
O anúncio aumentou as esperanças para que os países adotem novos e grandes compromissos para conter as mudanças climáticas


“O tempo está acabando” para salvar o planeta, advertiu o papa Francisco nesta quinta-feira 11 aos líderes políticos reunidos na Escócia (Reino Unido) na véspera do encerramento da conferência da ONU sobre a mudança climática COP26.
“Suplicamos para que o dom da sabedoria e a força de Deus guiem os líderes da comunidade internacional em sua busca para encarar o importante desafio, com decisões concretas, inspiradas na responsabilidade com as gerações presentes e futuras”, escreveu o papa em uma carta em inglês, dirigida aos católicos da Escócia e divulgada pelo Vaticano.
“O tempo está acabando, esta oportunidade não deve ser desperdiçada”, destacou o pontífice argentino, de 84 anos, que manifestou “pesar” por não ter viajado à cidade de Glasgow, sede da conferência, “como esperava”.
No fim de outubro, o papa recordou “aos que tomam as decisões políticas (…) que estão convocados em caráter de urgência a apresentar respostas eficazes à crise ecológica atual”.
O pedido do pontífice foi anunciado depois que Estados Unidos e China, os principais emissores de gases do efeito estufa – quase 40% -, anunciaram na quarta-feira um acordo conjunto para reforçar a luta contra a mudança climática na próxima década.
O anúncio aumentou as esperanças para que os países adotem novos e grandes compromissos, a apenas dois dias do fim da conferência sobre a mudança climática.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Papa pede solução para crise migratória na Líbia; Alemanha endurece com migrantes da Belarus
Por RFI
Papa Francisco disse que continuará atuando como praga contra exclusão e desigualdade
Por CartaCapital