Mundo
Taiwan ‘nunca foi um país’ e ‘nunca será’, diz chanceler chinês
Declaração ocorre após eleição em Taiwan ter candidato pró-independência como vencedor
O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, disse neste domingo 14 que Taiwan “nunca” foi e nunca será um país, depois de os eleitores da ilha desafiarem as advertências de Pequim e elegerem o candidato pró-independência Lai Ching-te como presidente.
“Taiwan nunca foi um país. Não foi no passado e certamente não será no futuro”, declarou o chanceler em entrevista coletiva ao lado de seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry, no Cairo.
“Se alguém na ilha de Taiwan pensa em buscar a independência, estará (…) tentando dividir a China e, sem dúvida, será duramente punido, tanto pela história quanto pela lei”, advertiu Wang Yi na mesma coletiva.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



