Mundo
Supremo Tribunal do Irã anula condenação de rapper à morte
Toomaj Salehi está detido há mais de um ano e meio por apoiar o movimento de protesto no país em 2022
O Supremo Tribunal do Irã anulou a condenação à morte do rapper Toomaj Salehi, detido há mais de um ano e meio por apoiar o movimento de protesto no país em 2022, anunciou seu advogado neste sábado 22.
O cantor, de 33 anos, foi condenado à morte em abril de 2024 por “corrupção na Terra”, uma das acusações mais graves no Irã.
A condenação foi anulada pelo Supremo na análise da apelação e o caso será enviado a outro tribunal, afirmou o advogado Amir Raïssian na rede social X.
Em suas canções e nas redes sociais, Toomaj Salehi apoiou o movimento de protesto iniciado após a morte sob custódia, em 16 de setembro de 2022, de Mahsa Amini, uma jovem curda iraniana detida por supostamente não utilizar o véu.
A Hustiça iraniana acusou Salehi de “incitar a sedição, reunião, conspiração, propaganda contra o sistema e apoiar os distúrbios”, segundo o seu advogado.
Centenas de pessoas, incluindo membros das forças de segurança, morreram durante as manifestações de outubro e novembro de 2022. Milhares foram detidas.
Nove pessoas foram executadas por condenações relacionadas com os protestos, segundo ONGs.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



