Mundo
Supremo dos EUA dá aval à ordem de Trump para eliminar o 3º gênero em passaportes
A medida é o mais recente golpe aos direitos dos americanos transgênero e não binários por parte da Corte, de maioria conservadora
A Suprema Corte dos Estados Unidos deu aval nesta quinta-feira 6 à ordem do governo de Donald Trump de identificar os solicitantes de passaportes por seu sexo biológico em vez de pela identidade de gênero.
A medida é o mais recente golpe aos direitos dos americanos transgênero e não binários por parte da Corte, de maioria conservadora.
Ao retornar ao Salão Oval em janeiro, Trump emitiu uma ordem executiva para aceitar apenas os gêneros masculino e feminino, colocando fim ao reconhecimento oficial de um terceiro gênero, identificado com um “X” nos passaportes americanos.
Os passaportes emitidos pelo Departamento de Estado agora devem indicar o sexo biológico de seu titular no nascimento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Brasil tem superávit de US$ 7 bilhões em outubro, apesar do tarifaço de Trump
Por CartaCapital
Polícia faz buscas contra brasileiro que publicou ameaças a Trump
Por Danilo Queiroz
Supremo dos EUA começa a analisar as tarifas de Trump
Por AFP



