Mundo
Suprema Corte dos EUA derruba decisão do Colorado que impedia Trump de participar de primárias
O Tribunal decidiu nesta segunda-feira que esse poder cabe ao Congresso e não aos estados


A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira 4, derrubar uma decisão do Colorado que impedia o ex-presidente Donald Trump de participar de suas primárias.
O Tribunal decidiu que esse poder cabe ao Congresso e não aos estados. A decisão foi unânime entre os nove juízes da Suprema Corte.
“Concluímos que os estados podem desqualificar pessoas que detêm ou tentam ocupar cargos estaduais. Mas os estados não têm poder sob a Constituição para fazer cumprir a Seção 3 em relação aos escritórios federais, especialmente a presidência”, afirmou o parecer do tribunal.
O ex-presidente Donald Trump é o favorito para a nomeação republicana para desafiar o presidente democrata Joe Biden em novembro.
O Colorado, juntamente com outros 14 estados, votará na terça-feira em uma maratona apelidada de Super Terça-feira. A expectativa de Trump é derrotar sua última rival republicana, Nikki Haley.
Após o resultado favorável no tribunal, Donald Trump prontamente comemorou a decisão.
“GRANDE VITÓRIA PARA OS ESTADOS UNIDOS!!!”, escreveu o ex-presidente em sua rede social, a Truth Social.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump espera deixar Haley fora do jogo na Superterça
Por AFP
França se torna primeiro país a proteger o aborto em sua Constituição
Por AFP
Bukele vence eleições municipais, último elo do poder em El Salvador
Por AFP
Negociações para trégua em Gaza prosseguem após ‘avanços significativos’
Por AFP