Mundo

Suprema Corte da Guatemala rejeita recurso de presidente eleito contra ‘golpistas’

Presidente eleito considera terem sido cometidas violações à lei eleitoral

Suprema Corte da Guatemala rejeita recurso de presidente eleito contra ‘golpistas’
Suprema Corte da Guatemala rejeita recurso de presidente eleito contra ‘golpistas’
Manifestantes exigem renúncia de procuradora da Guatemala. Foto: Johan Ordonez/AFP
Apoie Siga-nos no

A Suprema Corte da Guatemala rejeitou nesta quarta-feira 4 um recurso apresentado pelo presidente eleito, Bernardo Arévalo, contra a procuradora-geral e um juiz por determinarem uma operação de busca em um centro de votação e a abertura de caixas com votos das eleições de junho.

“Por maioria, a Suprema Corte de Justiça (CSJ) resolveu não decretar” um recurso apresentado – entre várias ações legais – por Arévalo, que considera terem sido cometidas violações à lei eleitoral, disse o juiz Leonel Marroquín, ao informar as resoluções do tribunal.

O recurso, apresentado contra a procuradora-geral, Consuelo Porras, o juiz Fredy Orellana e o titular da Procuradoria Especial Contra a Impunidade (Feci, sigla em espanhol), Rafael Curruchiche, faz parte das muitas ações legais com as quais Arévalo busca garantir os resultados das eleições e deter o que considera um plano de “golpe de Estado” para evitar que ele assuma o poder em 14 de janeiro.

Os três funcionários da Justiça empreenderam uma cruzada contra os resultados das eleições gerais, contra o partido Semilla, de Arévalo, e contra os magistrados do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo