Suíça proíbe rosto coberto em lugares públicos

Críticos consideram iniciativa xenófoba e sexista

Manifestantes protestam neste domingo, 7, contra decisão de proibir o rosto em lugares públicos da Suíça. Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Apoie Siga-nos no

Os suíços aprovaram com uma pequena maioria neste domingo, 7, a proibição de esconder o rosto com o véu integral islâmico – a burca – em lugares públicos, um sinal contra o Islã radical de acordo com os defensores do projeto, uma iniciativa xenófoba e sexista para os críticos da iniciativa. Manifestantes encapuzados em manifestações também serão proibidos.

O texto do projeto de lei, proposto inicialmente pelo partido populista de direita UDC, obteve 51,21% dos votos e a maioria dos votos dos representantes dos cantões suíços, de acordo com os resultados oficiais divulgados pelo governo federal.

A iniciativa também foi apoiada por feministas e parte dos eleitores da esquerda laica.

“Estamos muito satisfeitos. Não queremos que haja um Islã radical em nosso país”, disse o vice-presidente da Suíça, Marco Chiesa, no canal Blick.tv.

 

O texto não faz referência direta à “burca” – um longo tecido que cobre as mulheres da cabeça aos pés, com uma fenda de malha na altura dos olhos – ou ao “niqab”, véu que cobre completamente o corpo e o rosto, com exceção dos olhos, mas o cartazes de campanha (foto) não deixaram dúvidas sobre o propósito do referendo.


Ao votar contra o uso do véu completo na esfera pública, a Suíça se junta à França, Áustria, Bulgária, Bélgica e Dinamarca, após anos de debate em torno dessa questão polêmica, onde não existe consenso.

A partir de agora será proibido cobrir completamente o rosto em público na Suíça – o que também se aplica a manifestantes encapuzados – mas há exceções para locais de culto, por exemplo.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.