Mundo
S&P rebaixa nota de crédito de Israel por ‘riscos geopolíticos’
A agência sinalizou, ainda, que a nota de Israel pode ser rebaixada novamente em breve


A agência de classificação S&P Global rebaixou nesta sexta-feira a nota da dívida de Israel em um nível, de AA- para A+, devido aos “riscos geopolíticos”.
A classificação A+, no entanto, indica uma sólida solvência para o pagamento da dívida.
A agência anunciou a nova nota de crédito após explosões noturnas no Irã, que, segundo a imprensa americana, foram um ataque israelense de represália ao ataque com drones e mísseis que Teerã executou no sábado passado contra o território israelense.
“A recente expansão do confronto com o Irã aumenta os riscos geopolíticos, que já eram elevados para Israel”, afirmou a agência de classificação de risco.
A S&P Global acompanha a nova nota com uma perspectiva negativa, o que significa que pode ser rebaixada novamente em breve.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Irã é alvo de explosões em possível ataque de represália de Israel
Por AFP
Google demite funcionários que protestaram contra acordo da empresa com Israel
Por CartaCapital
G7 deve responder ao ataque do Irã contra Israel, diz ministra alemã
Por AFP