Mundo

Site de Kanye West sai do ar após vender camisetas com símbolo nazista

O cantor apareceu em um anúncio para o site que foi ao ar durante o Super Bowl, o principal jogo da liga de futebol americano

Site de Kanye West sai do ar após vender camisetas com símbolo nazista
Site de Kanye West sai do ar após vender camisetas com símbolo nazista
O rapper Kanye West. Foto: Angela Weiss/AFP
Apoie Siga-nos no

O site da marca de moda Yeezy, propriedade do cantor americano Kanye West, ficou fora do ar nesta terça-feira 11 após começar a vender camisetas brancas com uma suástica estampada.

A página exibia a mensagem “Algo deu errado” e “Esta loja não está disponível”.

West, que agora se chama Ye, apareceu em um anúncio para o site que foi ao ar no sul do estado da Califórnia durante o Super Bowl, o principal jogo da liga de futebol americano.

Nesse comercial de baixo orçamento, o cantor estava sentado em uma cadeira que parecia de dentista, exibindo uma prótese dentária com diamantes incrustados e dizendo que havia gastado todo o dinheiro do anúncio nos novos dentes.

Ele disse aos espectadores que havia filmado o anúncio em um iPhone e os convidou a visitar seu site.

Imediatamente após a transmissão do anúncio, segundo a Variety, o portal tinha disponíveis vários artigos de moda de West, mas mudou pouco depois e passou a mostrar apenas um item: uma camiseta branca com uma grande suástica preta na frente, com uma etiqueta marcando o preço de 20 dólares (115 reais).

Citando pessoas próximas ao processo de reserva de anúncios no Super Bowl, a Variety disse que o comercial de 30 segundos passou pelos canais de aprovação habituais, que incluíam uma visita ao site. Nada de problemático foi apontado.

Mas na terça-feira, o site, que utilizava a plataforma de comércio eletrônico Shopify, estava fora do ar.

“Todos os comerciantes são responsáveis por seguir as regras da nossa plataforma. Este comerciante não participou de práticas comerciais autênticas e violou nossos termos, então o removemos da Shopify”, afirmou a empresa em um comunicado.

A nova controvérsia surgiu apenas alguns dias depois que a conta de West no X (antigo Twitter) desapareceu após vários dias de declarações inflamadas que incluíam explosões virulentas e antissemitas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo