Mundo

Seções de votação abrem no Uruguai para segundo turno das presidenciais

O opositor de esquerda Yamandú Orsi, afilhado político do ex-presidente José ‘Pepe’ Mujica, enfrenta o governista de centro direita Álvaro Delgado

Seções de votação abrem no Uruguai para segundo turno das presidenciais
Seções de votação abrem no Uruguai para segundo turno das presidenciais
Yamandú Orsi e Álvaro Delgado: um deles será o novo presidente uruguaio – Fotos: Santiago Mazzarovich / AFP
Apoie Siga-nos no

O Uruguai iniciou, neste domingo 24, a votação para eleger, no segundo turno, o sucessor do presidente Luis Lacalle Pou, após o primeiro turno realizado em outubro, no qual nenhum candidato alcançou a maioria absoluta para vencer.

O opositor de esquerda Yamandú Orsi, afilhado político do ex-presidente José “Pepe” Mujica, enfrenta o governista de centro direita Álvaro Delgado, ex-secretário da Presidência de Lacalle Pou, em uma disputa que as pesquisas preveem como muito acirrada.

Os centros de votação abriram às 08h (mesmo horário em Brasília) e vão fechar às 19h30, mas se a esta hora ainda houver pessoas na fila dos centros de votação, elas poderão votar.

Dada a alta paridade nas intenções de voto, os institutos de pesquisa privados informaram que não preveem divulgar suas projeções de escrutínio, que realizarão a partir dos resultados em circuitos de votação selecionados como amostra, após as 21h.

A Corte Eleitoral espera ter um resultado oficial às 22h, mas se este for muito apertado, não seria possível determinar um vencedor já na noite deste domingo.

O ministro da Corte, José Korzeniak, disse que neste caso será preciso aguardar a contagem dos votos observados, que “provavelmente” será concluída na quarta ou na quinta-feira.

Em 27 de outubro, Orsi obteve 43,9% dos votos, muito à frente de Delgado (26,7%), mas agora este conta com o apoio de todos os partidos da coalizão governista, que juntos obtiveram 47,7%.

Mais de 2,7 milhões de uruguaios estão habilitados ao voto, que é obrigatório. Para vencer no segundo turno, não é preciso ter mais de 50% dos votos, como se requer no primeiro. Basta o candidato conseguir o maior  número de votos.

Lacalle Pou, constitucionalmente impedido de disputar a reeleição, passará a faixa presidencial ao vencedor do pleito deste domingo em 1º de março de 2025, para um mandato de cinco anos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo