Mundo

Se Zelensky e Putin dizem que não tem conversa, é porque gostam da guerra, afirma Lula

Em Genebra, o petista disse não defender Putin e enfatizou a condenação do Brasil à invasão russa

Se Zelensky e Putin dizem que não tem conversa, é porque gostam da guerra, afirma Lula
Se Zelensky e Putin dizem que não tem conversa, é porque gostam da guerra, afirma Lula
Lula e a presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd, em Genebra, em 13 de junho de 2024. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) voltou a defender, nesta quinta-feira 13, um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia, após quase dois anos e meio desde a invasão russa. Após participar da 112ª Conferência Internacional do Trabalho, na Suíça, porém, o petista criticou os presidentes Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin.

“Tem que ter um acordo. Agora, se o Zelensky diz que não tem conversa com o Putin e o Putin diz que não tem conversa com o Zelensky, é porque eles estão gostando da guerra”, afirmou. “Senão, já tinham sentado para conversar e tentar encontra uma solução pacífica.”

Lula disse não defender Putin e enfatizou a condenação do Brasil à invasão da Ucrânia. “O que eu não faço é ter lado. O meu lado é a paz”, acrescentou.

Em Genebra, o presidente brasileiro se reuniu com a presidenta da Suíça, Viola Amherd, e tornou a defender a necessidade de contar com representantes russos em um fórum para negociar a paz.

“As guerras são feitas por duas nações. Se quiser encontrar paz, tem que colocar os dois em um ambiente de negociação.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo