Mundo
Rússia pede saída de moradores e afirma que vai atacar infraestruturas de segurança de Kiev
Durante a noite, imagens de satélite capturaram uma coluna de mais de 60 quilômetros de veículos e artilharia se movendo na direção de Kiev


A Rússia afirmou que atacará as infraestruturas dos serviços de segurança ucranianos em Kiev e pediu a retirada dos civis que vivem perto destas unidades.
“Para deter os ataques virtuais contra a Rússia serão realizados ataques com armas de alta precisão contra as infraestruturas tecnológicas do SBU (serviço de segurança) e o centro principal da Unidade de Operações Psicológicas em Kiev”, afirmou o porta-voz do ministério russo da Defesa, Igor Konashenkov.
“Pedimos aos habitantes de Kiev que moram perto dos centros de retransmissão que abandonem suas residências”, acrescentou.
Essas observações ocorrem no momento em que as forças russas, que invadiram a Ucrânia na quinta-feira, intensificam os esforços para tomar a capital.
Durante a noite, imagens de satélite da empresa americana Maxar capturaram uma coluna de mais de 60 quilômetros de veículos e artilharia se movendo na direção de Kiev.
O avanço deste comboio já estava perto do aeroporto Antonov, a cerca de 25 quilômetros de Kiev.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, disse na terça-feira que a defesa de Kiev é a “prioridade”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.