Mundo

Rússia e Ucrânia acertam trocas de prisioneiros e corpos

Representantes dos governos dos dois países se reuniram nesta segunda-feira na Turquia

Rússia e Ucrânia acertam trocas de prisioneiros e corpos
Rússia e Ucrânia acertam trocas de prisioneiros e corpos
Russos e ucranianos se reuniram em Istambul, com mediação turca – Foto: Adem Altan / AFP
Apoie Siga-nos no

Os governos da Ucrânia e da Rússia entraram em acordo para uma nova troca de prisioneiros. Além disso, a reunião desta segunda-feira 2 em Istambul, Turquia, terminou com os dois países concordando em enviar os corpos de mortos no conflito em andamento desde 2022.

Os prisioneiros que serão libertos serão, prioritariamente, aqueles que estão gravemente feridos e os menores de 25 anos. Também serão trocados os corpos de pelo menos 12 mil mortos no conflito – 6 mil de cada lado.

Apesar dos avanços, não houve acordo para um cessar-fogo temporário. Enquanto Moscou propôs um cessar-fogo parcial de dois a três dias, os ucranianos queriam uma trégua incondicional.

A delegação russa entregou aos ucranianos um memorando sobre “os meios para instaurar uma paz duradoura” e as medidas necessárias “para conseguir um cessar-fogo total”, disse o chefe da delegação de Kiev, o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov.

Os ucranianos entregaram lista de centenas de crianças que afirmam que foram “deportados” pela Rússia e que exigem que sejam repatriados.

Esta é a segunda vez que Rússia e Ucrânia enviam delegações à Turquia para tentar avançar nas negociações pela paz. Em maio, após o primeiro encontro, os países concordaram em realizar as primeiras trocas de prisioneiros, mas houve poucos avanços em busca de um cessar-fogo.

Os russos propuseram uma nova rodada de negociações entre os dias 20 e 30 deste mês. Nesta segunda-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reiterou sua disposição de sediar uma cúpula em Ancara ou Istambul entre os presidentes dos Estados Unidos, da Ucrânia e da Rússia para que o conflito seja encerrado.

O encontro aconteceu horas depois de a Ucrânia anunciar um ataque “em grande escala” com drones em território russo, atingindo diferentes regiões do país. Após ataque a quatro bases aéreas russas, dezenas de aviões foram danificados, segundo o Serviço de Segurança Ucraniano (SBU), que afirma que a operação provocou perdas de sete bilhões de dólares (39 bilhões de reais).

O ataque, que a Ucrânia garante ter penetrado no território russo a milhares de quilômetros do front, foi executado com drones introduzidos clandestinamente na Rússia e depois lançados contra suas bases militares.

O Exército russo anunciou que derrubou 162 drones ucranianos durante a noite, a maioria direcionados contra as regiões fronteiriças de Kursk e Belgorod. Kiev afirmou, por sua vez, que Moscou lançou 80 drones contra seu território.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo