Mundo

Rússia diz ter recuperado duas localidades tomadas pelos ucranianos em Kursk

Região foi alvo de importante ataque da Ucrânia em agosto

Rússia diz ter recuperado duas localidades tomadas pelos ucranianos em Kursk
Rússia diz ter recuperado duas localidades tomadas pelos ucranianos em Kursk
Os presidentes Vladimir Putin (Rússia) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia). Imagem: Presidência da Ucrânia e Alexander Kazakov/Pool/AFP
Apoie Siga-nos no

O Exército de Moscou afirmou, nesta quarta-feira 9, que recuperou duas localidades ocupadas pelas forças ucranianas na região fronteiriça russa de Kursk.

As forças de Moscou “continuaram realizando operações ofensivas, nas quais libertaram as localidades de Novaya Sorochina e Pokrovski”, afirmou o Exército russo, citado por agências de notícias locais.

Em um vídeo transmitido no seu canal Telegram, o Exército russo apresentou o que alegou ser a recuperação de uma localidade em Kursk. Nas imagens é possível ver casas destruídas ao longo de uma estrada vazia.

As imagens lembram as das cidades ucranianas devastadas de Vugledar, Vovtchansk, Avdiivka ou Bakhmut, conquistadas pela Rússia após meses de bombardeios.

As forças ucranianas, esmagadas pelo lento mas contínuo avanço russo na frente oriental, lançaram um grande ataque na região fronteiriça russa de Kursk em 6 de agosto, onde afirmaram ter tomado várias centenas de quilômetros quadrados.

Com isto, esperavam forçar Moscou a retirar forças da frente oriental ucraniana, mas mesmo assim os soldados russos continuaram avançando nos últimos meses, particularmente na região de Donetsk.

Nesta mesma terça-feira, o Exército russo assumiu a responsabilidade pela captura de mais duas localidades nesta região do leste da Ucrânia, Zorian e Zolota Niva.

No total, 14 localidades, incluindo Novaya Sorochina e Pokrovski, foram recapturadas dos ucranianos, disseram as tropas russas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo