Mundo

Rússia diz que negociações com os EUA sobre Ucrânia têm ‘avanços lentos’

Representantes de Kiev e Moscou se reuniram separadamente com o governo Trump no último fim de semana

Rússia diz que negociações com os EUA sobre Ucrânia têm ‘avanços lentos’
Rússia diz que negociações com os EUA sobre Ucrânia têm ‘avanços lentos’
Trump tenta, sem sucesso, equilibrar os interesses de Zelensky e Putin nas negociações pelo fim da guerra entre Ucrânia e Rússia. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

A Rússia declarou, nesta segunda-feira 22, que as negociações com os Estados Unidos para pôr fim à guerra na Ucrânia têm apresentado “avanços lentos” e denunciou as “tentativas maliciosas” de alguns países para sabotar as conversas.

“Observam-se avanços lentos, acompanhados por tentativas extremamente prejudiciais e maliciosas por parte de um influente grupo de Estados que buscam prejudicar esses esforços e sabotar o processo diplomático”, declarou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, citado por agências de notícias do país.

Riabkov elogiou a intenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de “desenvolver soluções que abordem as causas profundas do conflito e que sejam duradouras”.

No entanto, também criticou a postura dos países europeus em relação ao plano de Washington, apresentado há quase um mês e que desde então tem sido objeto de negociações.

Um acordo russo-americano sobre a Ucrânia “é o que nossos adversários em Bruxelas e em diversas capitais europeias tanto temem, e em seus piores pesadelos, eles só podem imaginar os resultados pelos quais estamos trabalhando”, declarou Riabkov.

“Continuaremos avançando nessa direção sem vacilar em nossos esforços”, acrescentou.

Novas negociações sobre o plano dos EUA foram realizadas neste fim de semana em Miami, com reuniões separadas entre o governo Trump e enviados russos e ucranianos.

Embora esta última rodada de negociações não tenha produzido nenhum progresso significativo, as partes expressaram otimismo. Estados Unidos e Ucrânia descreveram as conversas como “produtivas e construtivas”.

O plano de 28 pontos apresentado pelos Estados Unidos no mês passado foi criticado por ser muito favorável à Rússia. Desde então, ele foi alterado após conversas com a Ucrânia e países europeus, mas o conteúdo da proposta não foi divulgado.

A Ucrânia alega que ainda lhe pedem concessões significativas, como ceder toda a região leste do Donbass à Rússia.

Os europeus, aliados de Kiev, apresentaram uma proposta paralela que envolvia o envio de uma força multinacional à Ucrânia, garantias semelhantes às do Artigo 5 do Tratado da Otan para Kiev e um exército ucraniano de 800 mil soldados.

Todos esses elementos são considerados inaceitáveis por Moscou e já foram rejeitados no passado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo