Mundo
Rússia diz que há ‘possibilidade’ de acordo com países ocidentais sobre crise ucraniana
Estas declarações são feitas um dia antes da chegada do chanceler alemão Olaf Scholz a Moscou para tentar avançar na resolução da crise ucraniana


As autoridades russas declararam nesta segunda-feira que há uma “possibilidade” de resolver a crise ucraniana por meio de canais diplomáticos, em um momento em que os países ocidentais temem que as tensões possam degenerar em um conflito armado.
“Devo dizer que existe a possibilidade” de “resolver os problemas que precisam ser resolvidos”, disse o diplomata russo Serguei Lavrov durante uma conversa transmitida pela televisão com o presidente Vladimir Putin.
O caminho do diálogo “não se esgotou, mas também não pode durar indefinidamente”, acrescentou Lavrov, enfatizando que a Rússia está pronta para “ouvir contrapropostas sérias”.
Estas declarações são feitas um dia antes da chegada do chanceler alemão Olaf Scholz a Moscou para tentar avançar na resolução da crise ucraniana.
Os países ocidentais acusam a Rússia de ter mobilizado mais de 100 mil soldados na fronteira ucraniana com a intenção de invadir o país vizinho, algo que, segundo os Estados Unidos, seria iminente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.