Mundo
Rússia anuncia nova trégua humanitária na Ucrânia para esta quarta
Os primeiros corredores de evacuação de civis foram instalados na manhã desta terça-feira, particularmente em Soumy, no nordeste, de onde duas caravanas partiram durante o dia


O exército russo anunciou nesta terça-feira 8 uma nova trégua humanitária para a evacuação de civis na Ucrânia na quarta-feira a partir das 10h, hora de Moscou (4h de Brasília), depois da abertura de corredores humanitários durante o dia.
“A Rússia anuncia um regime de cessar-fogo a partir de 9 de março, às 10h, hora de Moscou, e está pronta para criar corredores humanitários”, informou a célula no comando desses temas no governo russo, citada pela agência de notícias TASS.
Segundo o governo russo, a proposta será transmitida às autoridades ucranianas, que devem, como no dia anterior, confirmar até a 0h GMT (21h de terça, hora de Brasília) o local onde ficarão os corredores humanitários e a partir de que horas poderão funcionar.
As evacuações continuavam também na região de Kiev, capital ucraniana.
Em outras cidades, como Boutcha, no norte, e Mariupol, no sul, os civis continuavam bloqueados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.