Mundo
Rússia anuncia conquista da cidade de Kurakhove, no leste da Ucrânia
Local é considerado importante centro logístico pelo Kremlin
As forças russas conquistaram a cidade mineira de Kurakhove, no leste da Ucrânia, anunciou o Ministério da Defesa russo nesta segunda-feira 6, após meses de constantes progressos na região.
As unidades russas “libertaram completamente a cidade de Kurakhove, a maior aglomeração do sudoeste do Donbass”, disse o Ministério em uma mensagem no Telegram.
O Ministério afirmou que a cidade é um “centro logístico importante” e que sua conquista permitirá às forças russas se apoderarem do resto da região de Donetsk “a um ritmo acelerado”.
A cidade, que tinha 22 mil habitantes antes da guerra, está perto de um reservatório e abriga uma planta de energia elétrica.
Segundo o Ministério russo, as forças ucranianas tornaram Kurakhove “uma poderosa área fortificada com uma rede desenvolvida de posições de tiro e comunicações subterrâneas”.
Nos últimos meses, a Rússia acelerou seus avanços no leste da Ucrânia com o objetivo de se apoderar da maior quantidade de território possível antes da chegada ao poder do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em 20 de janeiro.
O republicano prometeu encerrar rapidamente esse conflito que começou há quase três anos, mas sem dar detalhes de como fará.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



