Mundo
Rússia afirma que nenhum acordo foi assinado durante visita de líder norte-coreano
O Kremlin confirmou na quinta-feira que Putin aceitou o convite do líder norte-coreano para visitar a Coreia do Norte


O governo da Rússia afirmou nesta sexta-feira (15) que nenhum acordo foi assinado durante a visita ao país do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, desde el martes.
“Nenhum acordo foi assinado e não estava planejado assinar qualquer acordo”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa, em meio a suspeitas do governo dos Estados Unidos de que a Rússia deseja comprar armas de Pyongyang para utilizar no conflito da Ucrânia.
Na reunião de quarta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, e Kim Jong-un, trocaram rifles como presentes, objetos considerados simbólicos devido aos temores do Ocidente.
Putin elogiou o “futuro fortalecimento” das relações entre os dois países, citando as “perspectivas” de cooperação militar, apesar das sanções internacionais contra Pyongyang por seus programas nuclear e de mísseis.
O Kremlin confirmou na quinta-feira que Putin aceitou o convite do líder norte-coreano para visitar a Coreia do Norte, mas não divulgou a data da viagem.
Kim Jong-un visitou nesta sexta-feira uma fábrica aeronáutica no extremo leste russo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.