Mundo
Representantes de Dinamarca e Groenlândia se reunirão com Rubio e Vance na quarta-feira em Washington
O governo de Donald Trump insiste em assumir o controle do território no Ártico
Os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia serão recebidos na Casa Branca, nesta quarta-feira 14, pelo vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e pelo secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca nesta terça-feira 13.
“O vice-presidente dos EUA, JD Vance, também quis participar desta reunião e será o anfitrião. Ela acontecerá na Casa Branca”, disse Lars Løkke Rasmussen à imprensa.
O ministro da Defesa dinamarquês, por sua vez, anunciou que se reunirá com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, na segunda-feira, para discutir a segurança do Ártico.
No ano passado, JD Vance visitou a base aérea americana de Pituffik, no noroeste da Groenlândia, por algumas horas e chamou a Dinamarca de “mau aliado” por não fazer o suficiente, em sua opinião, para garantir a segurança da região.
Nos últimos dias, o presidente americano, Donald Trump, aumentou a pressão sobre a Groenlândia, afirmando que assumirá o controle da ilha ártica “de um jeito ou de outro”.
Na segunda-feira, Otan e Groenlândia anunciaram sua intenção de cooperar para fortalecer a defesa deste vasto território autônomo dinamarquês, com o objetivo de dissuadir Donald Trump.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



