Mundo

assine e leia

Reino silenciado

As populações de animais silvestres continuam a desaparecer em ritmo alarmante

O tigre de Sumatra, espécime à beira da extinção - Imagem: iStockphoto
Apoie Siga-nos no

Em 2010, políticos e cientistas se comprometeram a interromper a redução devastadora do número de animais silvestres e marinhos que despovoou o planeta dessas criaturas no século passado. Naquela época, as populações de animais silvestres diminuíam em torno de 2,5% ao ano, em média, devido à perda de hábitats, espécies invasoras, poluição, mudanças climáticas e doenças que devastaram ambientes naturais e vidas. Tais perdas deveriam terminar dentro de uma década, foi o acordo.

Neste mês de dezembro, conservacionistas e políticos se reunirão em Montreal, no Canadá, para a cúpula da biodiversidade deste ano, na qual julgarão o progresso feito nos últimos 12 anos. “Será uma avaliação fácil de fazer”, disse Andrew Terry, diretor de conservação da ZSL, a Sociedade Zoológica de Londres. “Absolutamente, nenhum progresso foi feito. As populações continuaram a diminuir a uma taxa próxima de 2,5% ao ano. Não retardamos a destruição nem um pouco. Como resultado, a biodiversidade do nosso planeta está agora em perigo desesperador.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo