Mundo

Rei da Espanha pede a Pedro Sánchez que tente formar governo

No poder desde 2018, o primeiro-ministro terá até 27 de novembro para obter o apoio do Parlamento

Foto: JAVIER SORIANO / AFP
Apoie Siga-nos no

O rei de Espanha, Felipe VI, solicitou nesta terça-feira (3) ao primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez, que apresente a sua candidatura ao Parlamento para tentar novamente tomar posse como chefe do Executivo, anunciou a presidente do Congresso dos Deputados, Francina Armengol.

“Sua Majestade o rei”, que desde segunda-feira consultou os representantes dos diferentes partidos políticos, “me informou da sua decisão de propor o senhor Pedro Sánchez como candidato à presidência do Governo”, disse Armengol, em uma breve declaração televisiva.

Para conquistar a confiança dos deputados, Sánchez precisará contar com o apoio dos separatistas catalães, que exigem em troca uma polêmica anistia para os separatistas acusados em processos judiciais pela tentativa de secessão da Catalunha em 2017.

O primeiro-ministro, no poder desde 2018, terá até 27 de novembro para obter o apoio do Parlamento. Se não alcançar o acordo, novas eleições serão convocadas automaticamente para meados de janeiro.

O seu adversário, o conservador Alberto Núñez Feijóo, que venceu as eleições legislativas de 23 de julho, embora sem uma maioria viável, fracassou na sua tentativa de ser empossado na semana passada, quando a maioria dos deputados rejeitou a sua candidatura.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo