Mundo

‘Que ganhe Lula’, diz novo presidente da Colômbia sobre a eleição no Brasil

Gustavo Petro toma posse neste domingo 7 e será o primeiro líder progressista a comandar o país

‘Que ganhe Lula’, diz novo presidente da Colômbia sobre a eleição no Brasil
‘Que ganhe Lula’, diz novo presidente da Colômbia sobre a eleição no Brasil
Foto: Juan BARRETO / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, que toma posse neste domingo 7, afirmou que torce por uma vitória do ex-presidente Lula (PT) neste ano.

“Que ganhe Lula”, respondeu Petro a jornalistas no sábado 6. Na data, indígenas, negros, ciganos e agricultores entregaram o mandato presidencial simbólico ao progressista.

“Recebo com grande emoção este mandato popular e espiritual”, disse o ex-senador e ex-guerrilheiro de 62 anos após participar de um ritual ancestral em um parque central da capital.

Milhares de pessoas agitaram bandeiras de diferentes organizações sociais e gritaram palavras de ordem em favor do primeiro governo de esquerda da história da Colômbia.

As comunidades entregaram ao presidente um documento com suas principais demandas: paz em territórios remotos, defesa do meio ambiente, proteção das minorias, transformação das políticas antidrogas, defesa dos direitos humanos, renovação das forças armadas, entre outras.

“Compartilhamos nosso profundo sentimento de felicidade e responsabilidade pela chegada deste projeto político nascido nas entranhas dos povos e caracterizado pelo interesse em contribuir para a mudança”, disse uma das porta-vozes indígenas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo