Mundo
Putin remove o chefe das forças terrestres da Rússia
Na semana passada, Oleg Salyukov comandou o grande desfile militar do Dia da Vitória na Praça Vermelha, em Moscou


O presidente Vladimir Putin removeu o comandante das forças terrestres do Exército russo, Oleg Salyukov, segundo um decreto publicado nesta quinta-feira 15 pelo Kremlin, antes das negociações diretas com os ucranianos em Istambul.
Salyukov foi nomeado vice-secretário do Conselho de Segurança russo, importante órgão consultivo, e “fica dispensado de suas funções atuais”, afirma o decreto.
Na semana passada, Salyukov comandou o grande desfile militar do Dia da Vitória na Praça Vermelha, por ocasião do 80º aniversário da vitória da Rússia sobre a Alemanha nazista.
Salyukov atuava como o principal general das forças terrestres da Rússia desde 2014. Ele supervisionou a intervenção militar russa na guerra na Síria e a ofensiva em grande escala lançada contra a Ucrânia.
A Rússia, que supostamente planejava tomar a Ucrânia — um país com um Exército muito menor — em três dias, está envolvida em um conflito sangrento e exaustivo com seu vizinho há três anos, o qual já matou dezenas de milhares de pessoas e devastou cidades inteiras.
A Ucrânia e a Rússia devem realizar nesta quinta ou sexta-feira, em Istambul, suas primeiras conversações de paz diretas em mais de três anos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Zelensky cancela presença em negociações com Rússia após ausência de Putin
Por CartaCapital
O que querem Rússia e Ucrânia nas negociações de paz?
Por Deutsche Welle
Lula indica estar otimista com possível negociação de paz entre Rússia e Ucrânia
Por CartaCapital