Mundo

Putin quer usar inverno como arma de guerra, diz secretário-geral da Otan

O governo dos Estados Unidos deve anunciar nesta terça-feira uma assistência financeira “substancial” para ajudar a Ucrânia a enfrentar os danos provocados pela Rússia em sua infraestrutura energética

Foto: Gavriil GRIGOROV/SPUTNIK/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente russo, Vladimir Putin, quer “usar o inverno como arma de guerra” em sua campanha na Ucrânia – afirmou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta terça-feira (29), em Bucareste, antes de um encontro de ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

“Temos que estar preparados para mais refugiados atravessando o resto da Europa, como resultado dos ataques deliberados da Rússia contra serviços críticos, calefação, luz, água e gás na Ucrânia”, advertiu Stoltenberg.

O governo dos Estados Unidos deve anunciar nesta terça-feira uma assistência financeira “substancial” para ajudar a Ucrânia a enfrentar os danos provocados pela Rússia em sua infraestrutura energética, durante a reunião da Otan na Romênia, informaram fontes americanas na segunda-feira (28).

A Rússia iniciou em outubro uma campanha de ataques em larga escala com mísseis contra infraestruturas do setor de energia em toda Ucrânia. O governo de Kiev afirmou que entre 25% e 30% das infraestruturas foram danificadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo