Mundo

Putin elogia o Brasil por mediação sobre a Ucrânia; Lula projeta viagem a Moscou

O telefonema ocorreu cinco dias após Volodymyr Zelensky alegar que o Brasil não exerce mais um papel relevante na busca por encerrar a guerra

Putin elogia o Brasil por mediação sobre a Ucrânia; Lula projeta viagem a Moscou
Putin elogia o Brasil por mediação sobre a Ucrânia; Lula projeta viagem a Moscou
Fotos: Mikhail Klimentyev/Sputnik/AFP e Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone na manhã desta segunda-feira 27. Estiveram na pauta a contribuição de Brasil e China para encerrar a guerra na Ucrânia e um convite para o petista viajar a Moscou em maio.

O telefonema ocorreu cinco dias após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alegar que o Brasil não exerce mais um papel relevante na mediação do conflito deflagrado pela Rússia.

No ano passado, China e Brasil declararam “apoiar uma conferência internacional de paz, a ser realizada em um momento apropriado, reconhecida pela Rússia e pela Ucrânia, com participação igual de todas as partes relevantes, bem como uma discussão justa de todos os planos de paz”.

Os dois países apelaram a todos os atores relevantes que observassem três princípios para a desescalada da guerra: a não expansão do campo de batalha, a não escalada dos combates e a não inflamação da situação por qualquer parte.

Segundo o Palácio do Planalto, Lula expressou a Putin sua preocupação com o cenaário internacional e reforçou o compromisso do Brasil com a promoção da paz. O líder russo, por sua vez, agradeceu ao Brasil pela contribuição para solucionar o conflito na Ucrânia e “demonstrou interesse” nos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado por Brasil e China em setembro do ano passado, na ONU.

Os dois concordaram em manter um “permanente contato” sobre o tema, de acordo com o governo brasileiro.

Putin também declarou apoio à presidência brasileira do BRICS e cumprimentou o Brasil pelo lançamento, no fim de 2024, da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A proposta busca acelerar os esforços globais para erradicar a fome e a pobreza, um tema prioritário nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O chefe do Kremlin ainda convidou Lula a viajar a Moscou para a cerimônia de 80 anos da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial, marcada para 9 de maio. Lula indicou a intenção comparecer, informou o Planalto.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo