Mundo
Putin e Trump são a favor de ‘normalização’ da relação Rússia-EUA
‘Ambos expressaram que estavam a favor de uma maior normalização das relações’, disse o assessor do Kremlin Yuri Ushakov


O Kremlin declarou nesta segunda-feira 19 que Vladimir Putin e Donald Trump eram a favor de normalizar as relações entre Estados Unidos e Rússia e discutiram uma possível troca de prisioneiros entre os dois países durante um telefonema de duas horas de duração.
“Ambos expressaram que estavam a favor de uma maior normalização das relações”, disse o assessor do Kremlin Yuri Ushakov, acrescentando que ambos os mandatários falaram sobre a troca de nove detentos de cada lado.
Também anunciou que “uma nova troca” de presos “de nove por nove estava em preparação” entre EUA e Rússia, sem fornecer mais detalhes.
Durante a conversa “sincera e confiante”, segundo Ushakov, os dois presidentes “concordaram em continuar o diálogo sobre todos os temas mencionados”, incluindo a questão do Irã e seu programa nuclear, enfatizou.
Putin “avaliou de forma positiva o processo de negociação entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear iraniano lançado graças à mediação do Omã”, indicou a mesma fonte.
Esta troca “foi substancial e muito útil”, resumiu o conselheiro diplomático do Kremlin.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.