Mundo

Putin é reeleito na Rússia, apontam resultados preliminares

Líder russo já completou dois mandatos de quatro anos e dois mandatos de seis anos

Foto: Alexander RYUMIN / POOL / AFP
Apoie Siga-nos no

Vladimir Putin, líder russo mais longevo desde Stalin, foi reeleito por mais seis anos como presidente com 87% dos votos e 73,3%, segundo resultados preliminares deste domingo 17.

Esses primeiros resultados foram baseados na contagem das cédulas com 24,4% das seções eleitorais apuradas, afirmou a chefe da comissão eleitoral, Ella Pamfilova, na televisão estatal.

Se o percentual for confirmado, será um recorde para Putin, que nas eleições anteriores havia obtido entre 64% e 68% dos votos.

Os três dias de votação foram marcados por um aumento dos bombardeios mortais ucranianos, incursões de milícias pró-Ucrânia em território russo e atos de vandalismo em colégios eleitorais.

Putin já completou dois mandatos de quatro anos e dois mandatos de seis anos, com um interlúdio como primeiro-ministro. O líder russo reformou a Constituição em 2020 para lhe permitir permanecer no poder até 2036.

(Com informações da AFP).

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo