Mundo
Putin é reeleito na Rússia, apontam resultados preliminares
Líder russo já completou dois mandatos de quatro anos e dois mandatos de seis anos


Vladimir Putin, líder russo mais longevo desde Stalin, foi reeleito por mais seis anos como presidente com 87% dos votos e 73,3%, segundo resultados preliminares deste domingo 17.
Esses primeiros resultados foram baseados na contagem das cédulas com 24,4% das seções eleitorais apuradas, afirmou a chefe da comissão eleitoral, Ella Pamfilova, na televisão estatal.
Se o percentual for confirmado, será um recorde para Putin, que nas eleições anteriores havia obtido entre 64% e 68% dos votos.
Os três dias de votação foram marcados por um aumento dos bombardeios mortais ucranianos, incursões de milícias pró-Ucrânia em território russo e atos de vandalismo em colégios eleitorais.
Putin já completou dois mandatos de quatro anos e dois mandatos de seis anos, com um interlúdio como primeiro-ministro. O líder russo reformou a Constituição em 2020 para lhe permitir permanecer no poder até 2036.
(Com informações da AFP).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dois são mortos por bombardeios ucranianos na Rússia durante eleições presidenciais
Por AFP
Primeiro dia de votação na Rússia tem incêndio em cabine, explosão e atentado com coquetel molotov
Por CartaCapital
‘A segurança dos franceses está em jogo’, diz Macron em entrevista sobre conflito Ucrânia-Rússia
Por RFI