Mundo
Putin diz que houve avanços em discussões sobre exportação de grãos da Ucrânia
Putin e Erdogan se encontraram em Teerã com seu colega iraniano, Ebrahim Raisi, para discutir o conflito na Síria e a guerra na Ucrânia
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira 19, no Irã, que houve progresso nas negociações sobre a exportação de grãos através do Mar Negro e agradeceu a seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, pela mediação.
“Gostaria de agradecer pelos esforços de mediação, por ter proposto a Turquia como um terreno de negociação sobre o problema da produção de alimentos, os problemas das exportações de grãos no Mar Negro”, disse Putin em um comunicado enviado pelo Kremlin.
“Fizemos progressos, graças à sua mediação. É verdade que nem todos os problemas foram resolvidos ainda, mas há movimentos, e isso é bom”, acrescentou Putin.
Putin e Erdogan se encontraram em Teerã com seu colega iraniano, Ebrahim Raisi, para discutir o conflito na Síria e a guerra na Ucrânia.
Os líderes turcos e russos abordarão conjuntamente os mecanismos para permitir a exportação de cereais da Ucrânia, bloqueados pela ofensiva militar russa, através de corredores marítimos.
Na sexta-feira, o Ministério russo da Defesa afirmou que um “documento final” que permite a exportação de grãos estará pronto em breve.
Durante seu encontro com Erdogan, Putin também tratou de “várias questões” sobre a resolução do conflito sírio, bem como “a outra questão importante”, o conflito em Nagorno-Karabakh, região montanhosa em disputa entre Armênia e Azerbaijão.
“Temos uma agenda muito ocupada, e estou feliz em vê-lo”, disse Putin a Erdogan.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ministros da UE insistem que sanções contra a Rússia funcionam
Por AFP
Putin afirma que ofensiva ‘séria’ na Ucrânia ainda não começou
Por AFP
Seis pessoas morrem em ataque russo na Ucrânia antes de reunião da UE sobre sanções
Por AFP



