Mundo
Putin diz que está ‘aberto ao diálogo’ com Trump para alcançar ‘paz duradoura’ com a Ucrânia
Presidente russo parabenizou o estadunidense horas antes da posse


O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou nesta segunda-feira 20 o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, horas antes de sua posse, e disse que está “aberto ao diálogo” sobre a Ucrânia para alcançar uma “paz duradoura”, quase três anos após o início do conflito.
Trump prometeu acabar com o conflito rapidamente em seu segundo mandato, sem dizer como.
“Também estamos abertos ao diálogo com o novo governo americano sobre o conflito ucraniano”, disse Putin em uma reunião com ministros transmitida pela televisão russa.
“Quanto à solução da situação, gostaria de enfatizar que seu objetivo não deve ser uma breve trégua (…), mas uma paz duradoura baseada no respeito aos interesses legítimos de todas as pessoas”, acrescentou.
“É claro que lutaremos pelos interesses da Rússia, pelos interesses do povo russo”, afirmou o presidente russo.
O magnata republicano prometeu no ano passado acabar com “a guerra na Ucrânia” e afirmou que evitaria uma “Terceira Guerra Mundial”.
Putin acolheu com satisfação o desejo de Trump de evitar uma terceira guerra mundial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.